Como armazenar sementes de cogumelos

O fungo é um organismo vivo, e portanto, requer alguns cuidados para que preserve sua capacidade de crescimento e produção de cogumelos.

As sementes, inóculo ou matriz de cogumelos são nomes que designam comercialmente o micélio de cogumelos comestíveis e medicinais. Esse micélio é um organismo vivo, e portanto, deve ser cuidado da maneira correta, para que sua capacidade de produção de cogumelos e crescimento seja preservada.

A FunGrow dedica atenção especial à essa característica do micélio. Todas as sementes para o cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais comercializados em nossa loja possuem data da inoculação e data da finalização da incubação – período que inicia a marcação de um prazo recomendado de 60 dias até a utilização do micélio. A FunGrow produz e armazena sementes de cogumelos comestíveis por um período máximo de 30 dias, dando aos clientes um prazo de 30 dias para utilização do micélio antes que ele comece a perder vitalidade devido à idade ou armazenamento inadequado.

A Espécie de Cogumelo

Espécies que possuem crescimento lento possuem o maior tempo de armazenamento sem perda de viabilidade. Existem alguns sinais que mostram a transformação do micélio conforme ele ganha idade e perde viabilidade gradativamente:

  1. O micélio se torna mais compacto
  2. Formação de escamas, crostas e deformações
  3. Produção de um líquido alaranjado com odor forte
  4. Autólise do micélio e desintegração das sementes.

Nos estágios (1) e (2) o micélio é perfeitamente viável e utilizável, embora esteja mais quebradiço do que as sementes recém produzidas. Uma vez que a autólise, ou seja, a auto-destruição do micélio começa no final do estágio (3), é recomendado usar as sementes de cogumelos antes desse período. No estágio 4, o micélio está morrendo e deve ser descartado.

A Temperatura de Armazenamento

A temperatura ideal de armazenamento para a maioria das espécies de cogumelos é 0 a 2°C. Nessa temperatura, as sementes dos cogumelos podem ser mantidas por um longo período de tempo – geralmente 2 a 4 meses.

Existem contudo algumas exceções. Buchas de micélio podem durar muito mais tempo sob as mesmas condições de refrigeração. Na mesma temperatura de 0 a 2°C, dependendo da espécie de cogumelo, as sementes (buchas) podem ser armazenadas por períodos que variam de 8 meses a 1 ano.

O Método de Armazenamento

Para prevenir sobreaquecimento das sementes de cogumelos, nunca armazene o micélio empilhado. Sempre coloque as embalagens de micélio em estantes, com um espaçamento mínimo de 10cm entre os volumes para a livre circulação de ar. O micélio de cogumelos produz calor: esse aquecimento deve ser levado em consideração nos cultivos.

O local de armazenamento também deve ser aberto diariamente para ventilação. Trocas gasosas adequadas são essenciais para a refrigeração uniforme e sobrevivência do micélio.

Recomendações adicionais:

  • Na chegada de suas sementes:  No laboratório da FunGrow, as embalagens contendo sementes de cogumelos são individualmente refrigeradas a  0°C e são retiradas para envio apenas no momento final. Serão enviadas sempre culturas viáveis e de lote recente. O tempo de transporte irá impactar a saúde do micélio, e além disso, se ele for mantido por longos períodos de tempo sob forte calor, irá morrer. Portanto, enviamos sementes de cogumelos apenas através de modalidade expressa.
  • Nós recomendamos que você não adquira spawn para ser armazenado por longos períodos de tempo. Sementes de cogumelos antigas não possuem produtividade tão elevada quanto um produto fresco. Portante, organize seu cultivo para que a chegada das sementes ocorra em tempo hábil para utilização imediata.
  • Cada pacote de sementes de cogumelos possui uma etiqueta identificatória contendo a raça, data da inoculação e data final da incubação. Mantenha essas informações catalogadas para utilização sempre que precisar.

Também é recomendado testar a viabilidade das sementes de cogumelos, para garantir que elas estejam adequadas para inoculação, com crescimento saudável do micélio. Veja nosso artigo para como testar viabilidade das sementes de cogumelos.