As sementes de cogumelos perdem vitalidade ao longo do armazenamento. Como você pode descobrir a saúde das suas sementes de cogumelos após um período longo de armazenamento?

Siga os passos seguintes para testar a qualidade do seu spawn:

1. Utilize uma placa petri que tenha sido produzida com ágar e extrato de malte (MEA). Abra as placas petri em um ambiente estéril, de preferência em frente à uma capela de fluxo laminar. Se esporos tiverem contato com a superfície do ágar, contaminarão a placa petri e produzirão falsos resultados.

2. Utilize uma ferramenta esterilizada como um bisturi ou uma pinça laboratorial e com cuidado, transfira um pequeno pedaço de suas sementes de cogumelos para a superfície do agar. Put a few spawn kernels onto the petri dish with a sterile tool – e.g. a spoon sterilized under a naked flame.

3. Espalhe levemente o micélio no centro da placa petri. Lembre de realizar esses procedimentos em um ambiente estéril, preferencialmente em uma capela de fluxo laminar. Feche a placa petri e indique a espécie inoculada e a data de inoculação.

4. Deixe a placa petri incubando na temperatura ideal de incubação da sua espécie de cogumelo. Para os cogumelos shimeji e shitake, manter as placas petri a 20°C por cinco dias a uma semana é suficiente. Você irá começar a observar crescimento de micélio, o tecido dos cogumelos, em torno da região que você inicialmente espalhou as sementes, no centro da placa. O micélio irá aumentar sua área de cobertura na placa petri.

5. Resultados. A quantidade de crescimento do micelial após uma semana irá indicar a você a força das sementes de cogumelos que você está testando. Sementes de cogumelos antigas possuem a capacidade de se desenvolverem na placa petri, assim como as sementes frescas, porém a velocidade de crescimento será muito mais lenta. Se o crescimento está estável e vigoroso, suas sementes ainda estão ativas e saudáveis. Se o micélio não se expandiu e você não obteve resultados significativos de crescimento dentro do prazo de 5-7 dias, descarte as sementes. Elas podem gerar cogumelos e colonizar substratos, mas a velocidade e vigor não serão suficientes para evitar contaminantes e manter uma produção satisfatória de cogumelos em seu cultivo.

Existe uma maneira alternativa de testar a viabilidade das sementes de cogumelos: Retire uma amostra de cada saco de sementes de cogumelos que você irá utilizar. Pegue um recipiente plástico sanitizado, faça uma pequena cama de papel toalha umidecido no fundo do recipiente e então coloque a amostra das sementes sobre o papel toalha em um local escuro e quente. O micélio das sementes de cogumelo irá crescer sobre o papel em um prazo de 5-7 dias. Essa técnica é muito mais rudimentar, e poderá gerar contaminantes, que podem atrapalhar seus testes de viabilidade das sementes de cogumelos.