Kit de Cultivo de Cogumelos Automatizado

No vídeo, você encontra o passo a passo para a montagem de seu Kit de Cultivo Automatizado! As instruções escritas também estão incluídas nessa página. Para qualquer dúvida, entre em contato conosco!

lojafungrow@gmail.com | Facebook

Passo 1 - Abrindo o Kit

Seu Kit de Cultivo Automatizado deve conter os seguintes itens:

  • Oito potes de polipropileno com substrato esterilizado
  • Uma caixa plástica
  • Compressor de ar para troca gasosa
  • Mangueira de silicone para o compressor
  • Aquecedor com controle de temperatura
  • Luz LED com pilhas
  • Dois pares de luvas estéreis
  • 6 sachês de álcool 70%
  • 3 saquinhos com perlita
  • 1 saquinho com vermiculita

Itens que você deve obter:

  • 1 caixa de papelão pequena (utilize uma caixa de sapato, ou a própria caixa em que seu kit foi enviado)
  • Seringa de esporos ou cultura líquida da espécie desejada. Compre culturas líquidas em nossa loja virtual.
  • Fita Micropore (esparadrapo vendido em farmácias)
  • Garrafa pet de 600ml limpa
  • Fita isolante
  • Copo de vidro

Se todos esses itens estiverem disponíveis, você está pronto para iniciar seu cultivo!

Passo 2 - Inoculação

Para essa etapa do cultivo, é recomendado que você utilize um local com pouca ventilação e que seja muito limpo. Uma pia de banheiro é aconselhado!

  1. Coloque as luvas estéreis, e limpe a superfície de trabalho com um sachê de álcool. Com um novo sachê de álcool, limpe suas mãos com as luvas. Utilizando novamente um novo sachê, limpe a tampa dos potes de substrato, cuidadosamente.
  2. Aproxime a agulha da seringa de uma chama, até que ela se torne vermelha. Deixe a agulha esfriar.
  3. Faça 2 furos de inoculação por pote de substrato. Injete uma pequena quantidade da cultura líquida ou da seringa de esporos em cada furo. Lembre sempre de flambar a agulha da seringa utilizando uma chama a cada troca de pote!
  4. Cubra os furos com um pequeno pedaço de fita Micropore.

Importante: A quantidade injetada por cada furo deve ser de aproximadamente 0,5ml. Nossas seringas contém 10ml de cultura líquida, o que é suficiente para inocular cerca de 10 potes de substrato (com 0,5ml por furo).

Passo 3 - Incubação

Agora que seus bolos foram inoculados, você deve incubá-los! A incubação irá servir para que os esporos de sua seringa germinem e formem o micélio, e para que o micélio de sua cultura líquida colonize o substrato.

  1. Para incubar seus potes, coloque-os na caixa de papelão em um local escuro e quieto.
  2. Coloque no interior da caixa de papelão a garrafa PET com o aquecedor, de acordo com as intruções disponíveis no passo 4!
  3. Selecione a temperatura de incubação de sua espécie no termostato.

Observação: Você pode utilizar um outro recipiente para a incubação, como uma caixa de isopor ou outro material isolante.

Incube os potes até que eles estejam completamente tomados pelo micélio. Você irá saber quando os bolos de substrato estarão prontos para a frutificação pois estarão completamente brancos!

A incubação leva de 15-25 dias, mas em alguns casos pode levar menos tempo! Tudo irá depender da espécie cultivada, e da temperatura na qual ela será mantida. Verifique sempre os parâmetros de cultivo para sua espécie, e selecione a temperatura correta no termostato!

Se alguma cor ou textura estranha surgir durante a incubação, entre em contato conosco que iremos lhe auxiliar na resolução de problemas.

Passo 4 - Montando o Terrário

Agora que seus bolos estão completamente colonizados, é hora de montar o terrário para frutificá-los!

  1. Abra os saquinhos de perlita, e utilizando um coador de cozinha, hidrate a perlita utilizando água da torneira fervida.
  2. Despeje a perlita no fundo da caixa plástica.
  3. Coloque a tampa com travas no seu terrário.
  4. Utilizando o furo na tampa do seu terrário, insira a mangueira de silicone que será conectada com o compressor de ar. Mantenha o compressor do lado de fora de seu terrário! Coloque a mangueira no interior do copo de vidro com água mineral e ligue o compressor na energia elétrica (220v).
  5. Passe o aquecedor pelo furo na tampa da caixa. Coloque o aquecedor no interior da garrafa PET com água. Atenção: Mergulhe completamente o aquecedor na água da garrafa. Vede a boca da garrafa com fita isolante, para evitar a evaporação. Conecte o fio do aquecedor na energia elétrica (220v) e selecione a temperatura de frutificação de sua espécie no regulador. Coloque o pequeno pedaço de lã acrílica que veio com seu kit no furo para vedá-lo!
  6. Coloque as pilhas na luz LED e ligue-a pressionando o botão central.

Pronto! Seu terrário de cultivo está pronto para produzir cogumelos. Deixe-o em um local iluminado da casa, porém não na luz solar direta. O terrário irá manter a temperatura selecionada constante e a troca gasosa necessária!

Passo 5 - Frutificando os Cogumelos

Agora, é hora de colocar seus bolos colonizados no terrário.

  1. Em uma travessa, despeje a vermiculita do saquinho.
  2. Umedeça-a com água mineral, porém não muito! Ela deve estar úmida ao toque, e soltar algumas gotas de água quando apertada com as mãos.
  3. Abra os potes de substrato, e cuidadosamente, bata-os com a boca para baixo em uma superfície limpa.
  4. Passe o bolo na vermiculita úmida, até que ele esteja coberto por ela!
  5. Coloque um pouco da vermiculita na tampa do pote de plástico, e o bolo sobre ela! Coloque os dois cuidadosamente no interior do terrário.

Passo 6 - Manutenção do Cultivo

Agora tudo o que você deve fazer, é ligar a lâmpada na manhã, e desligá-la durante a noite! Todo o resto do cultivo será automatizado.

Mantenha o terrário longe da luz solar direta.

Seus cogumelos começarão a brotar em alguns dias, pois terão a umidade e a temperatura adequada para a espécie que você está cultivando! As espécies comestíveis disponíveis em nossa loja acompanham parâmetros de cultivo detalhados na descrição do produto.

Bom Cultivo!!

Share this post

4 replies on “Kit de Cultivo de Cogumelos Automatizado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *